Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA RECHENBUCH FÜR DEUTICHE SCHULEN IN BRASILIEN ADOTADO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NA REGIÃO DE LAJEADO, NO RIO GRANDE SUL
Cíntia Regina Fick

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo apresenta alguns resultados da análise do livro didático Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, de Mathäus Grimm. Procuramos, com essa análise, conhecer como foi o ensino de matemática nas escolas paroquiais católicas da região de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul. Essa região foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães. Os colonizadores que chegaram em Lajeado, a partir da segunda década de 1800, foram os responsáveis pela implementação das primeiras escolas teuto-brasileiras no município. A análise do livro didático Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, de Mathäus Grimm, foi realizada sob uma perspectiva sócio-histórica, e foi dividida em 2 categorias: conteúdo matemático; exercícios e problemas propostos. Nessas duas categorias, procuramos verificar se o conteúdo matemático ia ao encontro das necessidades dos alunos daquele período e se os exemplos e problemas propostos tinham relação com o cotidiano deles. Esta pesquisa visa contribuir no sentido de que possamos entender melhor como aconteceu o processo de ensino e aprendizagem de matemática nessa região e como esse processo influenciou − e continua influenciando − o cenário educacional atual.


Texto completo: PDF