Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE O USO DE DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Filipe Sarmento Barreto, Fernanda Hart Garcia

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente texto apresenta o relato de uma atividade realizada na disciplina de Matemática de umaturma de 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus SãoBorja. A atividade desenvolvida teve como principal objetivo compreender as relações trigonométricas de seno,cosseno e tangente através da construção do ciclo trigonométrico utilizando materiais didáticos distintos: osmateriais manipuláveis (régua, compasso e transferidor) e as TIC, a fim de analisá-los estabelecendo umacomparação entre eles. A construção manual com os materiais manipuláveis permitiu aos alunos ver de perto,fazer medições e constatações, além de mostrar a utilização correta dos materiais, já a construção utilizando oGeoGebra, permitiu retomar e fixar os conceitos trabalhados. Diante disso, constatou-se que não é possívelcomparar nem classificar os materiais didáticos mencionados como melhor ou pior, pois ambos contribuíram deforma significativa na compreensão dos conteúdos abordados, além de proporcionar um ensino aprendizagemmais dinâmico, divertido e significativo.

Texto completo: PDF