Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DISCUTINDO O ENSINO DE FUNÇÕES A PARTIR DO JOGO FAMÍLIA DE FUNÇÕES
Gisele Cristiane Alves, Vania Silva Rodrigues

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar como estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Uberaba, parceira do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) lidam com o tema funções, ao se depararem com o jogo Família de Funções, que possibilita o trabalho com os diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático. Durante a aplicação da atividade percebemos que os alunos encontraram dificuldades na conversão entre os registros de representação semiótica da linguagem algébrica para a representação gráfica, na identificação do domínio e de algumas propriedades relacionadas a determinados tipos de funções. Em alguns casos foi possível propiciar aos alunos condições para compreender conversões e consequentemente as ligações entre os diferentes registros de representação semiótica do objeto matemático.


Texto completo: PDF