Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho é parte da experiência realizada no projeto institucional de bolsa de iniciação da docência (PIBID) no subprojeto de Matemática na Universidade Federal de Roraima (UFRR). A partir da observação na sala de aula e a aplicação de uma prova de papel e lápis se analisou a aprendizagem na resolução de problema nos conteúdos de sistema de equações lineares nos alunos de uma turma de ensino médio na Escola Presidente Tancredo Neves no Estado de Roraima. Para sua analise foi utilizada a Atividade de Situações Problema em Matemática que está fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin e os princípios de resolução de problemas matemáticos de Polya. Conclui que a resolução de problema como aplicação dos conteúdos matemáticos é pouco efetiva na preparação dos estudantes para resolver problemas em novos contextos, pelo que sugere a Atividade de Situações Problema em Matemática.