Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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CONSTRUINDO CALEIDOCICLOS: ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE
Tiago Dziekaniak Figueiredo

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O trabalho visa relatar a ação desenvolvida com 30 alunos de 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes da Cidade do Rio Grande – RS dentro da disciplina de Matemática no ano letivo de 2012, com a parceria da equipe do Programa Arte e Matemática[1] da FURG[2], tendo como objetivo principal trabalhar os conteúdos de simetrias, retas, áreas e perímetros de forma contextualizada através da criação de caleidociclos. A atividade teve início com uma breve conversa sobre a importância do estudo de geometria na escola e também das relações de simetrias com as obras de Maurits Cornelis Escher, que foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints). A partir dos diálogos e reflexões construídos com os educandos foi desencadeada a segunda atividade que teve como propósito a construção de um caleidociclo que nada mais é do que um anel de tetraedros. Foi apresentado o material aos estudantes realizando uma breve contextualização, e em seguida foram abordados os procedimentos para a elaboração do mesmo. Durante todo processo de elaboração, os conteúdos acima citados foram explorados, uma vez que na construção do caleidociclo, é imprescindível a utilização dos conceitos. Desta forma, foi possível abordar conteúdos de Matemática de forma lúdica e contextualizada, incorporando conteúdos de outras disciplinas, despertando o interesse em aprender Matemática e explorando os conceitos da arte e da matemática de forma indissociável.


[1] Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica, (www.geim.furg.br).

[2] Universidade Federal do Rio Grande – FURG.


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