Tamanho da fonte:
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Trabalhar com interdisciplinaridade é uma necessidade e uma demanda da escola de
hoje, visto que nas ultimas décadas o termo interdisciplinaridade vem tomando força entre os
ambientes educativos, e é com base nessa necessidade que o projeto Arte e Matemática:
Possibilidades Interdisciplinares no Ambiente Educativo vem se alicerçando para desenvolver
seus estudos e atividades de intervenção em uma escola da rede pública de ensino da cidade
de Rio Grande-RS por meio de oficinas com as turmas de 6º a 9º ano. Uma dessas atividades
foi a oficina intitulada “Arte e Matemática: O movimento cubista revelado nas formas da
geometria espacial”, esta oficina foi realizada com 30 alunos de uma turma de 6º ano, no qual
foram abordados conceitos tanto matemáticos quanto artísticos de forma a deixar o ensino de
alguns conceitos matemáticos mais atrativos e dinâmicos para o aluno. Através do movimento
cubista utilizando a obra “Fabrica de Horta De Ebro” do artista Pablo Picasso pode ser
abordado conceitos como: arestas, vértices e faces dos sólidos geométricos atrelando a
observação da composição do artista com suas características marcantes. A leitura da obra de
arte fez com que a identificação das formas geométricas, e a abordagem dos conceitos
matemáticos estimulando na participação, pois parte do incomum, do que os alunos
vivenciam no seu cotidiano em sala de aula, estimulando à imaginação, trazendo à tona a
criatividade e o interesse e a vontade de aprender matemática.
hoje, visto que nas ultimas décadas o termo interdisciplinaridade vem tomando força entre os
ambientes educativos, e é com base nessa necessidade que o projeto Arte e Matemática:
Possibilidades Interdisciplinares no Ambiente Educativo vem se alicerçando para desenvolver
seus estudos e atividades de intervenção em uma escola da rede pública de ensino da cidade
de Rio Grande-RS por meio de oficinas com as turmas de 6º a 9º ano. Uma dessas atividades
foi a oficina intitulada “Arte e Matemática: O movimento cubista revelado nas formas da
geometria espacial”, esta oficina foi realizada com 30 alunos de uma turma de 6º ano, no qual
foram abordados conceitos tanto matemáticos quanto artísticos de forma a deixar o ensino de
alguns conceitos matemáticos mais atrativos e dinâmicos para o aluno. Através do movimento
cubista utilizando a obra “Fabrica de Horta De Ebro” do artista Pablo Picasso pode ser
abordado conceitos como: arestas, vértices e faces dos sólidos geométricos atrelando a
observação da composição do artista com suas características marcantes. A leitura da obra de
arte fez com que a identificação das formas geométricas, e a abordagem dos conceitos
matemáticos estimulando na participação, pois parte do incomum, do que os alunos
vivenciam no seu cotidiano em sala de aula, estimulando à imaginação, trazendo à tona a
criatividade e o interesse e a vontade de aprender matemática.
Texto completo:
PDF