Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E A PESQUISA NA SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DA LITERACIA NA ESTATÍSTICA PARA ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Lori Viali, Magnus Cesar Ody

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa realizada com o propósito de promover a Literacia na Estatística por meio do Tratamento da Informação e da Pesquisa na sala de aula com o uso de diversos recursos, incluindo a planilha. Envolveu estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma Escola Pública na cidade de Parobé, RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos. A pesquisa constituiu-se de quatro etapas. Na primeira os alunos formaram grupos de interesse para a elaboração do projeto com a escolha do tema, do(s) objetivo(s), da justificativa, do problema de pesquisa e da metodologia. Na segunda procedeu-se à coleta, tratamento e comunicação dos dados e a análise crítica dos resultados. Na terceira etapa cada grupo elaborou um texto, contemplando as etapas anteriores, acrescentando os argumentos e as considerações referentes aos objetivos e ao problema proposto. A quarta etapa tratou da realização de uma entrevista com os alunos. Da análise foi possível concluir que a Estatística abordada por meio da pesquisa em sala de aula, explorando diferentes recursos como a planilha, desperta interesse pelas aulas de Matemática. Mostra que a prática da pesquisa melhora o diálogo entre o aluno, o professor e a comunidade ao explorar assuntos que fazem parte da realidade na qual estão inseridos. O trabalho promoveu a Literacia Estatística e o exercício da cidadania, mesmo contando com dificuldades nas habilidades de leitura e de escrita do envolvidos.

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