Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
No contexto educacional contemporâneo, um estudante, até chegar à universidade, passa pelo menos 11 anos estudando matemática. No que tange ao trabalho efetivo de professores e estudantes, ambos vem enfrentado inúmeras dificuldades para ensinar e aprender esta disciplina. Se interrogarmos os professores de matemática desde as séries finais do Ensino médio até as séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a gênese de tal problemática, os mesmos apontam as séries anteriores como responsáveis por tal situação. Desta forma, a origem de tais dificuldades, termina por decair nas séries inicias do Ensino Fundamental I, onde o ensino desta disciplina começa. Considerando este contexto, e por serem os pedagogos, os docentes responsáveis pelo ensino de matemática no Ensino Fundamental I, essa pesquisa objetiva estudar e refletir sobre os impactos da formação e das relações institucionais e pessoais dos pedagogos em relação á matemática e como está ocorrendo à formação matemática destes pedagogos dentro dos cursos de Pedagogia para o exercício de sua profissão como docente de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando despertar questionamentos e discussões referentes a essa formação e a concepção dos mesmos em relação á esta área do conhecimento. Neste contexto que nos questionamos sobre os efeitos do vazio didático na construção de práticas institucionais efetivas para o ensino de Matemática na formação de professores que irão atuar no Ensino Fundamental I.