Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AQUECIMENTO GLOBAL: MODELOS DA EMISSÃO DE CO2 DECORRENTE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL
Jennifer Valleriano Barboza, Deise Nivea Reisdoefer

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A proposta interdisciplinar relatada neste artigo surgiu como possibilidade de inserir no ensino de Matemática, a contextualização do conhecimento acerca de função exponencial através da construção de projeto sobre o tema aquecimento global e os altos níveis de emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Esta atividade foi uma proposta como Prática de Componente Curricular na disciplina de Laboratório de Prática de Ensino – Aprendizagem II, do curso de Matemática – Licenciatura, do IFC – Campus Concórdia. Esta proposta desenvolveu-se em uma escola particular do município de Seara/SC envolvendo as disciplinas de Português, História, Geografia, Biologia e Matemática, realizada com onze alunos do 1º ano do Ensino Médio Regular. O projeto visava construir, a conscientização sobre o tema transversal aquecimento global e o efeito estufa, concomitante com os conteúdos da matriz curricular, e também a aplicação de conhecimentos matemáticos na elaboração e construção de um modelo matemático que representasse a relação das emissões de CO2 em virtude do crescimento exponencial populacional. Por meio desta atividade foi possível perceber as possíveis relações existentes entre as áreas do conhecimento, a colaboração e a interação entre os professores, que somente atividades interdisciplinares proporcionam.

Texto completo: PDF