Tamanho da fonte:
MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Apresentamos e discutimos resultados de um projeto desenvolvido no município de São José do Rio Preto, São Paulo, e região, com o apoio de uma universidade pública, em parceria com instituições da Educação Básica. Tal projeto tem como principal objetivo promover a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação à prática pedagógica do professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para atingi-lo, adotamos como metodologia a formação de professores em exercício, a produção e divulgação de material didático na Internet. Os resultados aos quais nos referimos são a realização de uma oficina pedagógica, no Centro de Convivência Infantil de uma universidade pública, e de um curso, ministrado no Centro de Referência e Memória da Infância, mantido pela Secretaria Municipal de Educação. Nestes eventos constatamos, por meio de produções escritas e na interação com as participantes, que tecnologias básicas, como softwares do tipo tutoriais, ainda são novidade para as professoras de Educação Infantil, assim como seu potencial e uso pedagógico. Enquanto suas produções evidenciam carecerem de conhecimentos para, por exemplo, vislumbrarem uma aula com tecnologia, suas falas retomam, a todo o momento, a realidade da escola em que atuam, fazendo crer que a integração das tecnologias às suas aulas é uma possibilidade remota, quase uma utopia. Dentro dos limites deste trabalho, tais resultados são discutidos com foco no posicionamento assumido pelas professoras, tendo como fundamento os conceitos de zona de conforto e zona de risco, entre outros.
Texto completo:
PDF