Tamanho da fonte:
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Investigamos as contribuições da formação inicial para o trabalho docente com a Matemática na ótica das estudantes do curso de Pedagogia. Constituíram os sujeitos da pesquisa dezenove estudantes que cursaram a disciplina Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2013 em uma universidade comunitária localizada no sul de Santa Catarina. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: diário de campo; gravações em vídeo, roteiros de entrevista e produções escritas. As entrevistas ocorreram no início e ao final do semestre letivo. O foco incidiu no processo de formação matemática em detrimento de seu produto. Porém, a comparação entre o momento inicial e o momento final fez-se necessária para verificação das possíveis influências da disciplina na compreensão das estudantes. Nas produções escritas as estudantes registravam suas reflexões sobre as discussões realizadas durante as aulas. No presente texto analisamos alguns depoimentos referentes as expectativas e compreensões iniciais, as aprendizagens durante a disciplina e as expectativas futuras para o trabalho docente, com recorte para o conceito de número. No início da disciplina havia grande preocupação, por parte das estudantes, em relacionar os conceitos com a realidade imediata, vivenciada no dia-a-dia dos alunos. Para tanto, eram suficientes apenas algumas particularidades dos conceitos em seu teor empírico. Ao final da disciplina, a preocupação com a realidade se manteve. Porém, trata-se de uma realidade mais ampla, uma realidade universal. Para atender essa nova realidade faz-se necessário a compreensão do caráter universal dos conceitos em seu teor científico.
Texto completo:
PDF