Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL POSICIONAL E AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPLORANDO OS ALGORITMOS COM A MANIPULAÇÃO DO MATERIAL DOURADO
Joelma Nogueira Nogueira dos Santos

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 54
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013

Resumo


Este trabalho resume-se em uma oficina de matemática voltada para formação continuada de professores que ensinam matemática na educação infantil e nas séries iniciais, apresentada como produto educacional de uma pesquisa de mestrado. Explorar o sistema de numeração decimal posicional e as operações fundamentais com material concreto pode contribuir significativamente para a compreensão desses conteúdos matemáticos. Propomos trabalhar algumas técnicas e mostrar a relevância do material dourado como um recurso didático que auxilia o trabalho do professor que ensina matemática nessa etapa da Educação Básica. Desenvolveremos nosso trabalho inicialmente com uma base teórica sobre o sistema de numeração decimal posicional e as operações fundamentais, em seguida apresentaremos com o material dourado as técnicas necessárias para facilitar a aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada para explorar esse tema é a Engenharia Didática de Michele Artigue apresentada por Machado (2008) e como técnica de mediação utilizaremos a Sequência Fedathi, também considerada uma teoria educacional desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, mostrada nos estudos de Borges Neto e Santana (2001). Trataremos desses conteúdos a partir de uma análise conceitual de maneira que possa contribuir ainda mais com a concepção do professor. Fundamentamos nossa proposta de trabalho em Ramos (2009), Lima, Siani Filho e Couto Filho (1996), Domingues e Iezzi (2003) e Eves (2004).

Texto completo: PDF