Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 46
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
No presente artigo, trazemos uma discussão a respeito da violência escolar a partir de alguns diálogos realizados com professores de matemática de algumas escolas públicas de Araguaína- TO, com a finalidade de procurar conhecer se há e quais são os casos de indisciplina e agressividade nas escolas. Os professores relataram as suas experiências, onde identificamos que são vários os tipos de atos de indisciplina e agressividade que se fazem presentes nas escolas. Entre as causas apontadas pelos professores para a indisciplina e agressividade estão a desestruturação familiar e as condições sociais e econômicas. Entre as possibilidades de intervenção nesses índices, os professores destacam ações socializadoras que podem ser implementadas através dos próprios componentes curriculares, como por exemplo, a prática desportiva e cultural. Interconectamos as concepções dos professores de matemática a respeito da indisciplina e agressividade a luz de alguns aspectos teóricos, afim de melhor compreendermos as dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas, filosóficas e pedagógicas desse fenômeno.