Tamanho da fonte:
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA COLEÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL “MATEMÁTICA E REALIDADE”
Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações sobre a História da Matemática na coleção de Ensino Fundamental “Matemática e Realidade” dos autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado. Esta coleção foi indicada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011),tendo como Código: 24931COL02 – Editora Atual. A pesquisa em questão surgiu das inquietações enquanto professora do ensino fundamental na rede municipal de São José do Rio Preto/SP. A revisão de literatura foi baseada em trabalhos que auxiliaram o amadurecimento do objeto de estudo e também, nos documentos deorientações curriculares, dos quais focamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Eles enfatizam que a História da Matemática é uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste sentido, com base no levantamento bibliográfico, seguiu-se a análise dos livros acima citados. Vale ressaltar que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e os dados analisados foram fundamentados tendo como principal base as categorias de classificação da História da Matemática elencadas por Vianna (1995): História da Matemática como Motivação; Informação;Estratégia Didática e Parte Integrante do Desenvolvimento do Conteúdo. O resultado deste processo investigativo mostrou que na coleção analisada, a História da Matemática não é apresentada em todas as unidades dos livros. Neste sentido, compreendemos que além de um bom livro didático, a formação inicial e continuada do professor, dentre outros fatores de ordem política, econômica e social, influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Texto completo:
PDF