Tamanho da fonte:
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO DIFERENCIADO SOBRE A MIDIA NA MODA
Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Este resumo pretende mostrar uma investigação vivenciada em sala de aula, cujo objetivo é proporcionar um novo olhar sobre a Educação Matemática, preocupada em despertar o interesse do aluno, ao atribuir mais significado ao conhecimento matemático, associando-o a uma atitude crítica e reflexiva, perante a realidade onde ele está inserido. Com o avanço tecnológico, tornou-se necessário incorporar tecnologias de comunicação como metodologias educacionais, para tornar a sala de aula um espaço de interação social. Nesse contexto, identificamos que a mídia se configura como ferramenta formuladora e criadora de opiniões, saberes, normas, valores e subjetividades, manipulando o imaginário dos sujeitos e subjetivamente induzindo o seu poder. As reflexões sobre novas estratégias de ensino/aprendizagem na Educação Matemática vêm engajar-se no processo midiático, baseado no estudo com atividades lúdicas – jogos sobre modas – articuladas ao conteúdo do ensino médio - Análise Combinatória. Utilizamos a Modelagem Matemática, em um contexto de Investigação Matemática, levando a realidade do mundo da moda para a sala de aula, estimulando a leitura crítica sobre os meios de comunicação e provocando reflexões sobre o cotidiano, talvez contribuindo para a formação de sujeitos autônomos, criativos e críticos. Palabras clave: Investigação Matemática. Imaginário. Mídia. Modelagem Matemática
Texto completo:
PDF