Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Esta comunicação cientifica apresenta um estudo que analisou relatórios das avaliações externas da Prova Brasil e Saresp , com o objetivo de identificar quais os conteúdos que obtiveram proficiência com baixo índice de acerto e indicar quais assuntos necessitam serem abordados nas formações iniciais e continuadas. Elaboramos um quadro comparativo contendo descritores e habilidades de cada avaliação, realizamos um comparativo entre os dados e relacionamos as pesquisas que nos embasam sobre a formação docente. Demonstramos ainda breve descrição das avaliações externas analisadas. Entre os autores utilizados citamos: Shulman; Ball , Thames e Phelps ; Ma ; Tardif. Como considerações finais percebemos que os dados das avaliações externas devem ser utilizadas nas formações iniciais e continuadas, principalmente os conteúdos indicados em que os discentes demonstram maiores dificuldades. Neste estudo apontamos fator significativo para que nas formações seja desenvolvido o conhecimento especializado do conteúdo, citado na pesquisa de Ball , Thames e Phelps.
Palavras Chaves: avaliações externas, anos iniciais, Educação Matemática