Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente trabalho buscou conhecer indícios de concepções que alunos da Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I apresentam acerca da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) para sua formação docente. Os aspectos teóricos do trabalho foram fundamentados nas ideias de estudiosos do referido tema. Por meio deste aporte teórico foi possível analisar indícios das concepções dos referidos alunos, tais como: aspectos lúdicos do LEM, contributivo na formação docente, auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e possibilitar a criação de um ambiente investigativo nas aulas de matemática. Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de quatro questões norteadoras, leitura de textos, elaboração de um Material Didático manipulável e, por fim a reaplicação das mesmas questões propostas inicialmente. Assim, constatamos que os participantes do estudo puderam elaborar um pensamento mais consistente com relação à utilização do LEM

Texto completo: PDF