Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 54
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O trabalho de formação inicial do professor deve estar próximo da realidade escolar e dos problemas sentidos por estes em seu ambiente de trabalho: a sala de aula. Este pensamento está em consonância com os ideais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – UFF. Mediante as dificuldades detectadas pelos bolsistas e também alertadas pelos professores supervisor e colaborador durante o estágio de observação nas escolas, decidimos por desenvolver um projeto para o ensino de números racionais. A proposta encontra apoio no material concreto Frac – Soma 235 e é embasada na obra Conceitos Fundamentais da Matemática, onde o autor Bento de Jesus Caraça constrói o conceito do número racional a partir do problema gerador: o ato de medir. Sob essa perspectiva, o objetivo principal desta proposta é apresentar o desenvolvimento, a análise e os resultados obtidos com esse projeto.


Texto completo: PDF