Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA PUCRS
Thaísa Jacintho Müller, Neda da Silva Gonçalves, Marilene Jacintho Müller, Matheus Jacobs

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente relato visa divulgar o trabalho realizado por bolsistas de Iniciação Científica que dispensam 20 horas semanais oferecendo apoio pedagógico a alunos de disciplinas que envolvem conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.  Os bolsistas, entre suas atividades, auxiliam os alunos em suas dúvidas, tanto individualmente como em grupos, e preparam, oferecem ou participam de oficinas pedagógicas. Tais atividades são realizadas no Laboratório de Aprendizagem (LAPREN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Para nortear o trabalho, no início de cada semestre letivo é aplicada uma sondagem, nos alunos ingressantes, sobre conteúdos de Matemática Básica que são pré-requisitos para a aprendizagem das disciplinas matemáticas da Universidade. A partir daí os alunos passam a frequentar o LAPREN. Atualmente é possível afirmar que esse Laboratório ocupa importante papel na vida dos acadêmicos. Nesse ambiente, os bolsistas convivem com as grandes diferenças culturais, sociais e econômicas dos alunos que chegam à Universidade e colaboram ativamente para minimizar as desigualdades referentes às situações específicas de aprendizagem.  Por outro lado, os usuários do Laboratório têm oportunidade de recuperar conceitos básicos, assim como os específicos de seus currículos, de modo que concluam com êxito os Cursos escolhidos. Neste relato, serão descritas algumas das experiências realizadas no LAPREN, especialmente relativas às oficinas pedagógicas.

Texto completo: PDF