Tamanho da fonte:
ATITUDES EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
A presente pesquisa investigou o aspecto afetivo da aprendizagem de estatística em alunos do Ensino Médio através do estudo das atitudes em relação à estatística. Uma amostra de 355 alunos da cidade de Ji-Paraná, do Estado de Rondônia, Brasil, respondeu um questionário informativo e a Escala de Atitudes em relação à estatística. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas. As estratégias de ensino devem ser selecionadas de maneira a contribuir na formação de atitudes positivas. Os resultados obtidos mostraram que as atitudes positivas estão associadas ao uso de tecnologias da informação e comunicação e a contextualização no ensino de estatística. Os estudantes que identificaram o uso da Estatística em situações do cotidiano apresentaram atitudes mais favoráveis do que os alunos que não souberam citar aplicações de seu uso. As tecnologias da informação e comunicação e trabalho com projetos, em que o aluno visualize a estatística em situações concretas foram decisivas para formação de atitudes positivas em relação à Estatística. Esses resultados indicam que é necessário adotar estratégias em sala de aula para que os alunos reconheçam a utilidade da estatística na sociedade moderna e utilizem-na a partir de dados reais. Destaca-se a importância do educador investigar as atitudes dos alunos em relação à estatística e a partir disso, elaborar propostas de ensino.
Texto completo:
PDF