Tamanho da fonte:
(RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
São notórias as dificuldades dos estudantes de matemáticas do ensino médio com a realização de operações com números racionais. Tal fato deve-se, dentre outros fatores, à falta de gerência direta da passagem do aprendizado com as frações, nas séries iniciais do ensino fundamental, para o âmbito dos números racionais. O tema é retomado no 7° ano do ensino fundamental, onde a abordagem dos números racionais é realizada, em geral, de forma aligeirada e tomando por base os conhecimentos anteriores, e é desse modo que as dificuldades no trato com esses números persistem no ensino médio. Assim, torna-se importante a intervenção mais efetiva do professor de matemática na construção deste importante conceito. Este minicurso, com o objetivo de apresentar uma proposta concreta para essa intervenção, desenvolve uma sequência didática para o ensino de números racionais, tendo como referência o problema da medida e o uso do material concreto Frac-soma 235.
Texto completo:
PDF