Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA METODOLOGIA PARA OS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA ORAL
Marinéia dos Santos Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Este trabalhotem por objetivo apresentar uma metodologia que está sendo adotada em uma investigação(de Mestrado) em andamento sobre a formação de professores que ensinammatemática nos anos iniciais na região de São José do Rio Preto/SP nas décadasde 1980 e 1990 e cercanias. Tal estudo pretende contribuir com a linha deHistória da Educação Matemática, e assimcolaborar com um Projeto Maior do Grupo de Pesquisa História Oral e EducaçãoMatemática (GHOEM), em desenvolvimento, cujos objetivos são: elaborar ummapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemáticano Brasil e constituir um referencial metodológico próprio para a utilização deHistória Oral como método qualitativo de pesquisa para os trabalhos em EducaçãoMatemática. Neste sentido, a investigação assume um caráter qualitativoe a metodologia adotada é a História Oral. Tendo como direcionamento pesquisasconcluídas, leituras e discussões do Grupo, este presente trabalho também tem afinalidade de tecer considerações sobre os procedimentos metodológicos quecerceiam a História Oral enquanto método na pesquisa de Mestrado, bem como,descrever a importância que as narrativas orais assumem nas pesquisas do Grupo.Vale ressaltar que a nossa intenção é constituir as narrativas orais comofontes historiográficas, sendo este último, um diferencial do Grupo em relação aostrabalhos que também fazem o uso de entrevistas.

Texto completo: PDF