Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa de natureza analítico-descritiva que tem como objetivo identificar as contribuições do curso de licenciatura em Matemática da FCT – UNESP de Presidente Prudente na construção de conhecimentos sobre o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental. Propomos aqui apresentar as concepções de Álgebra advindas das suas experiências durante a trajetória da vida escolar. De modo geral, foi possível observar que as concepções de Álgebra dos participantes da pesquisa se classificam em primeira colocação como linguístico-pragmática, em segunda, como fundamentalista-estrutural, e, em terceira, como fundamentalista-analógica. Por outro lado, ao se referirem ao motivo pelo qual aprendemos Álgebra as justificativas dos mesmos remetem-se às concepções fundamentalista-analógica e fundamentalista-estrutural, respectivamente. Isso mostra que quando definem Álgebra se reportam ao seu caráter pragmático, a uma linearidade do seu desenvolvimento. No entanto, ao justificarem o motivo porque se aprende Álgebra remetem-se à integração da Álgebra a outros campos da matemática e a outras áreas do conhecimento, sendo reconhecida pelo seu papel instrumental, como ferramenta para resolver problemas.
Palavras Chaves: Formação Inicial de Professores de Matemática. Concepções de Álgebra. Conhecimentos sobre Ensino de Álgebra.