Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CONCEITOS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ESTUDANTES EM PROBLEMAS DE DIVISÃO DE NATURAIS POR FRAÇÕES
Marli Schmitt Zanella, Idelmar André Zanella

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este trabalho é um ensaio teórico sobre as estruturas multiplicativas de racionais na representação fracionária, que teve como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais (TCC).  Objetivamos identificar elementos da TCC – Situações, Invariantes e Representações, mediante releitura do artigo “Children’s sense of division of fractions” de Bulgar (2003), que apresentou atividades envolvendo divisão de naturais por frações, com materiais manipuláveis. Para a estrutura multiplicativa foram identificadas situações problemas de isomorfismo de medidas, em que os estudantes desenvolveram conceitos em ação pertinentes, tais como: justificativa envolvendo números naturais, medida e a representação fracionária. A identificação desses elementos da TCC, no campo conceitual multiplicativo poderá auxiliar professores na escolha de atividades para a formação e desenvolvimento dos conceitos envolvidos nessas estruturas de racionais na representação fracionária.

Texto completo: PDF