Tamanho da fonte:
CONCEITOS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ESTUDANTES EM PROBLEMAS DE DIVISÃO DE NATURAIS POR FRAÇÕES
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho é um ensaio teórico sobre as estruturas multiplicativas de racionais na representação fracionária, que teve como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Objetivamos identificar elementos da TCC – Situações, Invariantes e Representações, mediante releitura do artigo “Children’s sense of division of fractions” de Bulgar (2003), que apresentou atividades envolvendo divisão de naturais por frações, com materiais manipuláveis. Para a estrutura multiplicativa foram identificadas situações problemas de isomorfismo de medidas, em que os estudantes desenvolveram conceitos em ação pertinentes, tais como: justificativa envolvendo números naturais, medida e a representação fracionária. A identificação desses elementos da TCC, no campo conceitual multiplicativo poderá auxiliar professores na escolha de atividades para a formação e desenvolvimento dos conceitos envolvidos nessas estruturas de racionais na representação fracionária.
Texto completo:
PDF