Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Amanda Barbosa da Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esta pesquisa é parte de um estudo, o qual pretende identificar as representações de triângulos e as conversões de registros com triângulos, apresentados em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo apresenta a análise de duas coleções de livros didáticos de matemática destinados ao período da alfabetização matemática, que coincide com o 1º, 2º e 3º anos iniciais. Os livros analisados fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2013. O principal objetivo é verificar quais representações de triângulos prevalecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais e como o livro didático propõe as atividades de conversão de registros envolvendo triângulos (o registro figural e o registro em língua natural). Para estudo das representações e da conversão de registros recorremos a Teoria das Representações Semióticas. Para analisar as representações de triângulos foram estabelecidas categorias considerando a classificação dos lados, dos ângulos e a posição dos lados dos triângulos em relação à margem do papel. Os resultados indicam há pouca variedade de conversões de registros com triângulos e  pouca variedade de representações de  triângulos.

 

 


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