Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
O presente minicurso tem por objetivo refletir e informar sobre o papel da emoção no neuroprocessamento da aprendizagem Matemática e o impacto da neurociência no despertar de um novo professor de Matemática para o século XXI. Percebe-se o quanto os fundamentos da neurociência aplicados à educação ainda são desconhecidos dos educadores. Tal percepção direcionou nossa intenção de apresentar alguns destes conhecimentos, sobre as bases da neurociência aplicadas à educação, como elementos essenciais para efetivar o diálogo na formação continuada e no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. O minicurso se propõe a realizar algumas vivências e exercícios, a auxiliar os professores a conhecerem e perceberem de forma dinâmica como o cérebro funciona, mostrando alguns avanços da neurociência com o objetivo de despertar as possibilidades de mudanças necessárias no ensino. Desta forma, conhecer e compreender as bases da neurociência pode ajudar a transformar o processo de ensino e aprendizagem em algo mais prazeroso, de maneira a contribuir na formação dos professores, (re)significando o olhar sobre a Matemática.
O minicurso aborda questões sobre o funcionamento do cérebro, emoção, comportamento e aprendizagem Matemática. Faz refletir sobre a intrínseca relação existente entre emoção e cognição, contribuindo para a educação de uma forma geral.
Palavras Chaves: Neurociência. Cérebro. Emoção. Aprendizagem Matemática