Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DACALCULADORA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ilisandro Pesente

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013

Resumo


Resumo: Esteminicurso pretende desenvolver atividades didáticas envolvendo o uso daCalculadora no Ensino da Matemática do Ensino Fundamental. Entende-se que astecnologias podem fazer parte da vida escolar dos estudantes, para isto, osprofessores precisam estar preparados de forma a utilizá-las adequadamente emsuas aulas, tendo domínio da ferramenta que se propõe a trabalhar. Esteminicurso é um recorte da pesquisa de dissertação intitulada “A formaçãocontinuada com professores de Matemática do Ensino Fundamental e a utilizaçãoda Calculadora como um recurso didático em sala de aula”, que pretendepesquisar e desenvolver atividades didáticas para serem aplicadas a alunos doEnsino Fundamental. O objetivo principal deste minicurso é apresentar atividadesdidáticas que permitam desenvolver os conteúdos e construir conceitosmatemáticos. Através de uma abordagem qualitativa esse minicurso será realizadoem duas etapas. As atividades apresentadas são exemplos de material didáticoque podem ser utilizado pelo professor, em sala de aula, para exercitar,aprofundar ou revisar os conteúdos matemáticos. Ainda, o professor precisautilizar as Calculadoras nos momentos em que achar oportuno, com objetivosclaros e concretos que permitam ao aluno assimilar, por meio deste recurso, osconceitos matemáticos abordados. Palavras Chaves: Ensino Fundamental. Calculadoras.Atividades Didáticas.

Texto completo: PDF