Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DEFICIENTES VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE FUNÇÃO
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Nesse artigo, relato as primeiras movimentações realizadas na busca de construir um projeto depesquisa com foco em aluno deficiente visual, onde vamos procurar compreendercomo eles constroem a ideia de função, verificar a possibilidade de utilizar ummaterial de baixo custo e demonstrar estratégias diferenciadas e simples naformação do educando. A base de meu relato é minha vivência e dissertação, ondesegui os preceitos da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, comapoio de BICUDO (1994) para explicitar os procedimentos metodológicos adotados.ZUFFI (2001) e CARAÇA (2000) deram elementos para a construção de um caminho deação em sala de aula em relação à ideia de função. PONTE E SERRAZINA (2000) contribuíramcom a interpretação as categorias abertas: visualização, interação egeneralização, construídas no movimento da análise da pesquisa. Inicialmente areferencia da inclusão serão MONTOAN e ARTEGA E SÁ (2010).  Palavras Chaves: Deficiente Visual. Função.Fenomenologia. Interação.

Texto completo: PDF