Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NUMA PERPESCTIVA INTERCULTURAL: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 21-10-2013
Resumo
O presente trabalho relata uma reflexão sobre a educação escolar indígena numa perspectiva etnomatemática, ou seja, acreditamos que para alcançar uma escola indígena, diferenciada, intercultural e bilíngue, confiamos que para o ensino de matemática a Etnomatemática é um caminho a ser seguido, bem como, uma experiência ao trabalhar com acadêmicos indígenas do curso de Licenciatura Indígena –Teko Arandu, nas aulas de Geometria e Medidas, mas precisamente no estudo de medidas de comprimento, dialogando da importância em suas práticas escolas reconhecer que a comunidade possui um conhecimento específico e que este deve ser abordado em suas práticas escolares, não valorizando somente o conhecimento acadêmico, mas trabalhando numa perspectiva intercultural que nenhum conhecimento prevaleça sobre o outro, mas sim em constante sintonia.
Texto completo:
PDF