Tamanho da fonte:
IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATUR EM MATEMÁTICA DO CÂMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS: DESACOMODAÇÃO NA ROTINA INSTITUCIONAL DIANTE DAS TÁTICAS DE GOVERNAMENTO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 46
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
A partir da inserção da formação de professores nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, marcada pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, este artigo focaliza discursos atuais sobre formação de professores no Brasil e sua articulação com as práticas de governamento, elucidadas pelas contribuições da teorização de Michel Foucault. As reformas educacionais das últimas duas décadas, especialmente o plano de expansão das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, aliadas à escassez de professores, nas áreas estratégicas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, criaram condições de possibilidade para a inserção de cursos de formação de professores nos Institutos Federais. Além disso, a necessidade de propiciar maior discussão pedagógicas nas Instituições com tradição tecnicista, promoveu reconfigurações e desacomodações na rotina institucional. A implantação do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS trouxe certa reconfiguração pedagógica e mostra a intensificação das arte de governar das ações educacionais, em função das novas demandas de mercado de domínio da ciência e tecnologia do Brasil do século XXI.
Texto completo:
PDF