Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO TEÓRICO
Danusa de Lara Bonotto, Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este trabalho apresenta parte de um mapeamento teórico das pesquisas brasileiras que abordam a Modelagem Matemática e a Formação Continuada, objetivando identificar concepções adotadas pelos pesquisadores. Por meio do Banco de Teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscou-se dissertações e teses produzidas no período de 2007 a 2011. Foram encontradas vinte e uma pesquisas das quais sete foram selecionadas para leitura integral e análise. Os critérios de seleção utilizados foram a leitura do resumo e a identificação da área do conhecimento a qual a pesquisa estava vinculada.  A leitura integral intuiu identificar as motivações dos autores para pesquisar sobre o tema, os objetivos propostos, a metodologia utilizada, as referências teóricas adotadas bem como os resultados obtidos e as perspectivas de continuidade das mesmas. Em relação às concepções de Modelagem Matemática, evidencia que os autores mais utilizados nessas produções são Bassanezi, Biembengut e Barbosa. No entanto, alguns trabalhos se contradizem teórica e metodologicamente. Sobre a formação continuada, aponta que esses estudos  destacam os espaços para o desenvolvimento das ações/atividades de Modelagem Matemática com os professores e essas ações se configuram como cursos de curta duração (presencial ou à distância) e cursos de pós-graduação em nível de especialização ou mestrado.

Texto completo: PDF