Tamanho da fonte:
NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Os conceitos de problema e aprender se constituem em profunda conexão na filosofia deleuziana. Mas como relacionar tais conceitos à docência, ao ato de ensinar? Eis o foco deste artigo. A partir de situações que se apresentaram em oficinas realizadas pela área de matemática do projeto PIBID-UFRGS, dois de seus bolsistas, então, em estágio de docência no curso de Licenciatura em Matemática da mesma Universidade, foram conduzidos a possibilidades de exercícios de pensamento pela via da escrita, visando encaminhar o dado de aulas de matemática na forma do ainda não experimentado. As perguntas: “O que pode um chapéu mágico na decifração de um signo mundano no ensino da fatoração em números primos?” e “Como pode o menos em uma maratona de poliedros render mais?” são consideradas nesses exercícios a partir de desdobramentos ocorridos nessas aulas que se manifestaram, posteriormente, no ato da escrita.
Texto completo:
PDF