Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PROPOSIÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR COM NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Suelen da Silva Meireles

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A Matemática é considerada nas escolas uma das disciplinas de difícil assimilação por parte dos alunos. No período de Estágio Curricular Supervisionado, ao acompanharmos o trabalho do professor de Matemática em três turmas do Ensino Fundamental quando ensinava adição e subtração de Números Inteiros, percebemos séria dificuldade dos alunos para aprender o conteúdo. Isso nos fez elaborar e desenvolver atividades que pudessem contextualizar uma situação em que fosse possível trabalhar o referido conteúdo de forma dinâmica e lúdica. Para tanto, criamos um jogo pedagógico, que denominamos de Conquista dos Inteiros, visando a contribuir no processo ensino-aprendizagem da adição e subtração de Números Inteiros. O jogo foi aplicado em uma Escola Estadual de Manaus com alunos do 6º e do 7º ano e também na 2ª Mostra do Projeto Ciclos na cidade de Presidente Figueiredo-AM. Os resultados, ainda parciais, mostram  que o jogo pode ser utilizado antes da apresentação do conteúdo adição e subtração de Números Inteiros, no 6º ano, pois pode facilitar o entendimento da situação negativa contextualizada, assim como também para desenvolver a aprendizagem do conteúdo, no caso dos alunos do 7º ano.

Texto completo: PDF