Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA.
Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Este trabalho discute a utilização integrada do computador como ferramenta nas aulas de Matemática. É resultado de um estudo que analisou a utilização do software Geogebra como ferramenta para o ensino das funções exponenciais e logarítmicas, tomando como base a noção cognitiva de Conceito Imagem e Conceito Definição, desenvolvidos por Tall e Vinner  (1981). O estudo se propôs a contribuir com melhorias e continuidade aos trabalhos de FONSECA (2011). A hipótese da pesquisa é a de que a devida exploração dos aspectos gráficos além de ser enriquecida pela dinamicidade do software pode representar uma rica imagem conceitual nos estudos de função. O estudo envolve a elaboração, análise e aplicação de uma sequência de três atividades numa turma de 1º ano do Ensino Médio Técnico em Química, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ na cidade de Nilópolis, RJ. Além de mensurar a aceitação da proposta do estudo como uma ferramenta para o ensino de funções, em particular, funções exponenciais e logarítmicas, esta pesquisa teve por objetivo mapear as práticas desses alunos com o uso do software durante o ensino dessas funções.

Texto completo: PDF