Tamanho da fonte:
USO DIDÁTICO DE GLOSSÁRIOS COMO UM DIÁLOGO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA ESCOLA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente trabalho discute as possibilidades do uso didático de glossários de matemática em sala de aula como um exercício para aprendizagem de múltiplas linguagens matemáticas relacionadas a diferentes situações sociais. Trata-se de um estudo de caso que envolveu um grupo de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A pesquisa tem o apoio do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP), no âmbito do Grupo de Estudos CONTAR (UFRN). Como resultado parcial foi elaborado um texto explicativo contendo um glossário de matemática a partir dos vocábulos matemáticos que expressem categorias conceituais sobre a matemática presente nos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados parciais se mostram de extrema importância para futuros e atuais professores de matemática e principalmente para estudantes do Ensino Fundamental, além de pesquisadores em Educação Matemática.
Texto completo:
PDF