Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
Resumo
Neste artigo, apresento a concepção e implementação de uma proposta para o ensino de geometria plana, com o objetivo de responder a pergunta: Em que medida a construção de Mosaicos, aliada ao uso de tecnologia Informática, favoreceu na aprendizagem de Geometria Plana?. O trabalho integra geometria e artes através da construção de pavimentações no plano. Foi aplicado em três turmas, de 1º ano, do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Primeiramente, foi aplicado um questionário, para analisar o que, de fato, os alunos sabiam sobre Geometria Plana. Feita a primeira análise, identifiquei que os alunos se encontravam no nível 0 da visualização, segundo o modelo de Van Hiele, sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico. A partir desse resultado, foi solicitado aos alunos que pesquisassem e produzissem um material contendo: definições, propriedades e que fosse ilustrado com suas construções geométricas, usando régua e compasso. Posteriormente, foi realizada a experiência com a tecnologia, onde são apresentadas atividades para a construção de mosaicos, utilizando o software Geogebra, no qual também procuro identificar de que maneira a construção de Mosaicos e o uso de um software de geometria dinâmica favorecem o desenvolvimento do pensamento geométrico na aprendizagem de Geometria Plana.