Tamanho da fonte:
A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este artigo apresenta um panorama acerca da simetria enquanto conhecimento matemático e/ou característica perceptível, além de uma proposta de atividade direcionada à Educação Básica. Analisando os padrões simétricos desde a pré-história e reconhecendo as influencias culturais de várias épocas nos diferentes estilos das construções, destacamos a relevância desse saber matemático. Nessa perspectiva, admite-se a etnomatemática como a teoria capaz de explicar a íntima ligação entre conhecimento matemático e o momento cultural no qual foi produzido. Por meio de uma proposta investigativa, sugere-se uma abordagem inicial do conteúdo transformações geométricas, geralmente direcionado ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao utilizar materiais de baixo valor financeiro, propõe-se uma atividade para ser aplicada inclusive em turmas numerosas de escolas com poucos recursos.
Texto completo:
PDF