Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
APRESENTANDO UM CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2005 A 2012
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Patrícia Sandalo Pereira

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática,  nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cujo objeto de estudo é o Estágio Supervisionado. A pesquisa tem como objetivo principal mapear e analisar as pesquisas voltadas para a Formação Inicial de Professores, em particular, as que versam sobre Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, no período de 2005 a 2012. É uma pesquisa de cunho qualitativo que utiliza como instrumentos para a coleta de dados o Estado da Arte. Nesse artigo apresentamos dados das três regiões e o roteiro de desenvolvimento do estado da arte baseados em Ferreira (2002) e Romanowski (2002). As análises possibilitaram verificar que nas três regiões, concentram-se 73 cursos de Pós-Graduação (Educação e Ensino), representando 6,35% do total de cursos desta área. Constatamos que das 135 pesquisas, sobre formação de professores de matemática, 35 tratam de formação inicial, sendo que destas, 7 tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado. Podemos concluir, nesta primeira etapa que embora as produções tenham aumentado nas três regiões, os dados apontados pelo V PNPG ainda continuam demonstrando uma assimetria entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, devido aos poucos programas instituídos nestas regiões. Esperamos que ao término desta pesquisa, os resultados alcançados possam orientar as políticas públicas servindo de indicadores para aprimoramento de diversas práticas de Estágio Supervisionado.


Texto completo: PDF