Tamanho da fonte:
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO ÁBACO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS DE CÁLCULOS
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 16-10-2013
Resumo
O trabalho está relacionado a uma das ações de um projeto de ensino de matemática desenvolvido com turmas dos sextos anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU)[1] no ano 2013. O objetivo do projeto é pesquisar a aprendizagem dos alunos com relação às quatro operações fundamentais por meio da resolução de problemas, tendo como suporte Materiais Didáticos Manipuláveis e a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O recurso utilizado neste relato em questão foi o Ábaco, com o intuito de auxiliar o educando a compreender melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, contribuindo no ensino das operações básicas.
[1] A ESEBA é um colégio de aplicação da Universidade Federal de Uberlândia.
Texto completo:
PDF