Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013
Resumo
A utilização de atividades e jogos em sala de aula pode proporcionar ao professor um interesse em abordar a matemática de forma mais atrativa possibilitando ao aluno uma construção do conhecimento lógico-matemático através do uso do material manipulativo. Estes recursos ensinam, desenvolvem e educam de forma prazerosa, podendo provocar uma mudança na postura do professor em relação ao o que é ensinar matemática, assim como a postura do aluno em entender o que é matemática. Este minicurso atenderá à professores do Ensino Médio, estudantes e pesquisadores na área de Educação Matemática e tem como proposta oferecer uma série de sugestões de jogos e atividades para que o aluno possa refletir sobre os conteúdos matemáticos abordados, estimulando suas habilidades matemáticas para resolução de desafios propostos, além de oferecer alternativas que auxiliem o ensino de matemática, buscando evitar a memorização de fórmulas e reprodução de algoritmos, organizando situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções. Inicialmente discutiremos sobre o uso de atividades e jogos no ensino da Matemática e em seguida aplicaremos o material proposto em forma de oficinas. Após a execução de cada oficina discutiremos a respeito do conteúdo matemático utilizado. Acredita-se que todo material desenvolvido possa contribuir de forma significativa e criativa para a prática pedagógica do professor em seu trabalho docente.
Palavras Chaves: Atividades matemáticas. Jogos matemáticos. Ensino de matemática. Construção do conhecimento.