Tamanho da fonte:
SITUAÇÕES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES DE QUANTIDADES
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática desenvolve açõesrelacionadas a conteúdos matemáticos para os anos iniciais do EnsinoFundamental que são desenvolvidas semanalmente em uma escola pública de SantaMaria/RS. Neste contexto, este trabalho apresenta o relato de uma experiênciaenvolvendo o conceito de fração, realizada em um quinto ano – e denominada Circuitode Frações –, com o objetivo de socializar a mesma. Como pressupostos teóricosutilizamos autores como Serrazina (1990), Pais (2000), Fiorentini et al (1990),D´Amore (2007) e Carraher e Schilemann (1988) que tratam do uso de recursos e materiais didáticos para trabalhos emsala de aula. Partimos inicialmente da fundamentação teórica que norteou asações com as crianças e posteriormente descrevemos cada momento do circuito.Por fim, traçamos algumas considerações a cerca das ações desenvolvidas.
Texto completo:
PDF