Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA
Luana Soares de Albuquerque, Erika Eduarda Araújo Sousa, Héctor José García Mendoza

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem deve estar fundamentado em teorias de aprendizagem que tenham enfoque na cognição. A partir da teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin, dos princípios de Polya para a resolução de problemas matemáticos e da direção da atividade de estudo foi criado a Atividade de Situações Problema (ASP) de Sistema de Equações lineares. Esta atividade está formada pelas ações: compreender o problema, construir o modelo matemático, solucionar o modelo matemático e interpretar a solução. Neste trabalho se pretende analisar a aprendizagem na ASP em Sistema de Equações Lineares realizadas no programa institucional de bolsa de iniciação a docência na Escola Estadual Ana Libória em duas turmas de ensino médio. A partir de uma analise qualitativa utilizando a observação e provas de lápis e papel se conclui que o ensino tradicional onde os problemas são aplicações dos conteúdos, não resultou eficaz na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. A aprendizagem no sistema ações da ASP não foi favorável, sendo melhor na ação solucionar o modelo matemático.


Texto completo: PDF