Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem deve estar fundamentado em teorias de aprendizagem que tenham enfoque na cognição. A partir da teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin, dos princípios de Polya para a resolução de problemas matemáticos e da direção da atividade de estudo foi criado a Atividade de Situações Problema (ASP) de Sistema de Equações lineares. Esta atividade está formada pelas ações: compreender o problema, construir o modelo matemático, solucionar o modelo matemático e interpretar a solução. Neste trabalho se pretende analisar a aprendizagem na ASP em Sistema de Equações Lineares realizadas no programa institucional de bolsa de iniciação a docência na Escola Estadual Ana Libória em duas turmas de ensino médio. A partir de uma analise qualitativa utilizando a observação e provas de lápis e papel se conclui que o ensino tradicional onde os problemas são aplicações dos conteúdos, não resultou eficaz na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. A aprendizagem no sistema ações da ASP não foi favorável, sendo melhor na ação solucionar o modelo matemático.