Tamanho da fonte:
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRSILEIRA: UM MAPA DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Neste artigo objetivou-se apresentar um mapa de alguns estudos realizados nos últimos cinco anos sobre Modelagem Matemática (MM) na Educação Brasileira e identificar a concepção de MM no Ensino Médio dos autores. O mapeamento dividiu-se em duas partes: fundamentos teóricos e levantamento, classificação e análise de onze produções. Identificou-se 796 produções (trabalhos acadêmicos e artigos publicados em revistas) que abordam o tema e destes utilizou-se amostra de nove dissertações, cujo trabalho empírico ocorreu no espaço escolar no Ensino Médio (EM). Para a classificação considerou-se as categorias de análise: o motivo da utilização de MM na pesquisa, contexto, procedimentos metodológicos, base teórica, definição de MM e resultados. O mapeamento teórico oportunizou um mapa de compreensões sobre as concepções de Modelagem utilizadas em experiências desenvolvidas especialmente no Ensino Médio cujas práticas priorizam melhor qualidade de ensino de Matemática. As expressões dos autores indicaram três concepções: método de ensino/pesquisa, alternativa pedagógica e ambiente de aprendizagem. Essas concepções de MM possibilitam a aprendizagem, sucesso e permanência dos alunos na escola, bem como procuram estimular o senso investigativo, crítico e criativo, utilizando-a sob o viés da pesquisa.
Texto completo:
PDF