Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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COMUNIDADE DE PRÁTICA LOCAL: PRÁTICAS PARTILHADAS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Bárbara Cândido Braz, Lilian Akemi Kato

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Neste texto, apresentamos uma análise do processo de constituição de Comunidades de Prática Locais (LCoP), no âmbito escolar, no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática. A partir dos elementos que caracterizam a constituição de LCoP, na aula de Matemática, apresentados por Winbourne & Watson (1998), analisamos as práticas partilhadas por quatro alunos, nas interações mantidas no decorrer do estudo de uma atividade de Modelagem. O estudo teve como contexto uma turma de terceiro ano de um Curso de Formação de Docentes, em nível médio, de uma escola pública do Paraná. As análises indicam que o estudo de uma situação não matemática, por meio do ferramental matemático, proporciona discussões significativas que atribuem legitimidade a diversas vozes na sala de aula. Isso faz com que, além do professor, os alunos sejam reconhecidos como matematicamente competentes, favorecendo a aprendizagem da Matemática.

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