Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
A proposta aqui apresentada visa possibilitar reflexões e discussões a respeito de possíveis soluções apresentadas para uma situação-problema, através da exploração do software de geometria dinâmica geogebra. A atividade foi dividida em duas etapas e aplicada com alunos da Educação Básica e Superior em momentos distintos. Na primeira etapa, as atividades criaram uma ambientação dos participantes com o software e trabalharam gradativamente conceitos geométricos considerados como pré-requisitos para a resolução da etapa seguinte, proposta na forma da situação-problema: o problema do tesouro.
Neste artigo, nos atentaremos à análise da situação-problema proposta na segunda etapa, considerando o papel do software nesta atividade, as soluções apresentadas pelos alunos, outras soluções possíveis e algumas dificuldades identificadas. Em seguida, apresentamos os referenciais teóricos que embasaram este trabalho, os aspectos metodológicos utilizados na aplicação da atividade, e por fim, uma solução para o problema, sem o recurso do software.