Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 01-10-2013
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a Etnomatemática e suas contribuições na construção do conhecimento através do processo de produção do carvão. A pesquisa, de cunho quali/quanti, em uma abordagem compreensivo-explicativa, foi realizada com professores das escolas das localidades rurais de Igrejinha, Riozinho e Taquara que possuem, em suas salas de aulas, alunos que vivenciam a realidade da produção do carvão, com o propósito de verificar as metodologias utilizadas por esses docentes em suas aulas. Além disso, através dos alunos que possuem famílias que desenvolvem a prática da produção do carvão, procurou-se identificar o conhecimento informal e formal, averiguando se conteúdos específicos são trabalhados por parte do educador no contexto social em que o educando está inserido. Na investigação, foram entrevistados carvoeiros, destas localidades, com o intuito de verificar os conhecimentos formais e informais presentes na profissão exercida. Também foi gravado um vídeo referente ao processo de produção do carvão nas diferentes comunidades rurais pesquisadas anteriormente citadas. A pesquisa apontou que os professores utilizam métodos que não vêm ao encontro do Programa Etnomatemática em sua maneira de ensinar, embora os dados coletados pela pesquisa indiquem que os alunos possuem conhecimentos significativos que vêm ao encontro da Etnomatemática. Observou-se, através da pesquisa, um amplo conhecimento informal dos produtores de carvão, de extrema relevância à Matemática praticada por esses entrevistados, ou seja, a Etnomatemática, que traz uma visão diferenciada, deixando de lado o preconceito por uma Matemática não institucional, mas de significativa importância para a sociedade, em especial na produção de carvão.