Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


A origem do Xadrez é um dos maiores mistérios existentes no mundo, sendo que a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C.. Era conhecido como “Jogo do Exército” ou “Chaturanga”.

Resolvemos utilizar o Xadrez como uma ferramenta de aprendizagem, por se tratar de um jogo que envolve não somente o raciocínio lógico, como também vários conceitos Matemáticos.

Com a introdução do Xadrez na escola, fizemos com que os alunos tivessem a possibilidade de desenvolver não somente a capacidade de pensar mais rápido, como também as habilidades de observação, reflexão, análise e síntese, habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões, ampliar os interesses pelas atividades individuais, melhorar o desempenho nos estudos e, em particular, na Matemática.

É claro que existem outros jogos capazes de melhorar o desempenho escolar das crianças, basta somente que o se prepare, dedicando-se muito para trabalhar com os mesmos em sala de aula.


Texto completo: PDF