Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Neste texto temos por objetivo estudar o processo de aprender e ensinar matemática com alunos surdos, nas Oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola estadual no Rio Grande do Sul. Para isso, analisamos as implicações do decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que remete à formação de professores. O referencial teórico deste estudo apoia-se nos Estudos Surdos. A metodologia consiste nas entrevistas coletivas no formato de Grupo de Discussão (GD), composto por quatro acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsistas do PIBID - UNISC. Os resultados do estudo apontam que o processo de aprender e ensinar matemática transcendem questões linguísticas, sem isentar a importância do ensino em Libras. Esse processo engloba práticas pedagógicas que devem suscitar a experiência, permitindo assim a construção de conhecimentos que possibilitem pensar o mundo. No que remete à formação de professores, o PIBID antecipa a experiência em escolas públicas, proporcionando aos acadêmicos o contato com as diferenças e produzindo formas de ser professor.
Palavras Chaves: PIBID. Matemática. Surdos. Formação de Professores.