Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O presente trabalho constitui-se em uma proposta teórico-prática realizada por quatro acadêmicas do terceiro semestre do Curso Superior de Matemática – Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia. A partir das atividades de um projeto de extensão, ao qual as acadêmicas estão vinculadas, propõe-se uma sequência didática direcionadaa professores atuantes e professores em formação, com o foco no desenvolvimento do cálculo mental por meio de atividades lúdicas para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Descrevem-se, assim, as bases e as fundamentações de diferentes autores que discutem os métodos de ensinar matemática pela abordagem do cálculo mental, salientando que o desenvolvimento deste pode propiciar aos alunos um melhor desenvolvimento cognitivo e a independência na utilização de algoritmos e tecnologias para calcular problemas simples. Apresentam-se propostas de jogos e de outras atividades que vem sendo desenvolvidas pelas acadêmicas no projeto de forma a colaborar com os professores que desejam, em suas salas de aula, despertar o interesse dos alunos pela matemática e desenvolver a capacidade de calcular mentalmente, tornando a aula agradável e significativa para todos. Considera-se que é suma importância para o aluno conhecer os mais variados métodos de cálculo, como o cálculo mental, as estimativas e o cálculo produzido pelas calculadoras. Como resultados, pretende-se contribuir com os professores e futuros professores na busca por estratégias de ensino eficazes, dividindo as experiências formativas e a intencionalidade de cativar os alunos no desenvolvimento do gosto pela matemática.


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