Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Neste trabalho investigou-se as contribuições da metodologia da Engenharia Didática juntamente com os softwares GeoGebra e Cabri 3D na compreensão das transformações geométricas, numa turma do curso de Licenciatura em Matemática. Questionou-se se os ambientes de Geometria Dinâmica promovem o desenvolvimento das competências geométricas dos alunos; se a interação propiciada pelos softwares auxiliou no processo de construção do conhecimento relativo às transformações geométricas; e a maneira como os alunos se apropriam das ferramentas e/ou recursos do GeoGebra e do Cabri 3D na aprendizagem do conteúdo de transformações geométricas. A metodologia do estudo apoiou-se nos pressupostos da Engenharia Didática de Artigue (1996). Os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos matriculados na disciplina de Geometria I do curso de Licenciatura em Matemática. Foram trabalhadas atividades que envolviam as transformações geométricas, no plano e no espaço, onde os alunos tiveram a oportunidade de visualizar e analisar possíveis posições que as figuras assumiriam quando realizado um determinado movimento. Com base nos estudos feitos e na análise dos dados obtidos a partir da observação da professora e das construções produzidas pelos alunos, assim como o questionário aplicado ao final da pesquisa, foi possível verificar que a interação dos alunos com os softwares ao trabalhar com a sequência de atividades elaborada, facilitou a visualização e a assimilação mental dos conceitos trabalhados.